Postagens Recentes

Nelson Mandela - O o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.

Nelson Mandela Nelson Mandela - O o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul. "... Enciclopédia Britânica ...

Nelson Mandela

Nelson Mandela - O o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.

"...

Enciclopédia Britânica
Escrito: Os editores da Enciclopédia Britânica Veja o histórico do artigo. Este artigo foi revisado e atualizado mais recentemente por Letricia Dixon, Copy Editor.

Nelson Mandela, na íntegra Nelson Rolihlahla Mandela , sobrenome Madiba , (nascido em 18 de julho de 1918, Mvezo, África do Sul - morreu em 5 de dezembro de 2013, Joanesburgo), nacionalista negro e primeiro presidente negro da África do Sul (1994-1999). Suas negociações no início dos anos 90 com a presidência sul-africana FW de Klerk ajudou a acabar com o país sistema de apartheid de segregação racial e inaugurou uma transição pacífica para o governo da maioria. Mandela e de Klerk receberam conjuntamente o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por seus esforços.

Mandela com Bill Clinton, nos Estados Unidos: mesmo antes de ser eleito, o líder tem postura de estadista.

46664, o número de Mandela, na Ilha Robben.

   

Este vídeo, legendado em português, em Canal Youtube ONU Brasil, "... é uma compilação de algumas participações de Nelson Mandela nas Nações Unidas, incluindo o seu histórico discurso para a Comissão Especial da ONU contra o Apartheid, em 1990, e o seu último discurso à Assembleia Geral da ONU em 1998 como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul".

Enciclopédia Britânica: Início Da Vida E Trabalho

Nelson Mandela era filho do chefe Henry Mandela do clã Madiba do povo Tembu que falava Xhosa . Após a morte de seu pai, o jovem Nelson foi criado por Jongintaba, o regente do Tembu. Nelson renunciou a sua reivindicação à chefia para se tornar um advogado. Ele freqüentou o South African Native College (mais tarde, a Universidade de Fort Hare) e estudou direito na Universidade de Witwatersrand; Mais tarde, ele passou no exame de qualificação para se tornar um advogado. Em 1944 ele se juntou ao Congresso Nacional Africano (ANC), um grupo de libertação negra, e se tornou um líder da sua Liga da Juventude. Nesse mesmo ano ele conheceu e se casou com Evelyn Ntoko Mase. Posteriormente, Mandela ocupou outras posições de liderança do ANC, por meio das quais ajudou a revitalizar a organização e se opôs à política do apartheid do Partido Nacional .
Em 1952, em Joanesburgo , com o companheiro do ANC Oliver Tambo , Mandela estabeleceu a primeira prática de direito negro da África do Sul, especializando-se em casos resultantes da legislação do apartheid pós-1948 . Também nesse ano, Mandela desempenhou um papel importante no lançamento de uma campanha de desafio contra as leis de aprovação da África do Sul, que exigiam que os não-brancos carregassem documentos (conhecidos como passes, livros de passagem ou livros de referência) autorizando sua presença em áreas consideradas “restritas” pelo governo. ”(Isto é, geralmente reservado para a população branca). Ele viajou por todo o país como parte da campanha, tentando construir apoio para meios não violentos de protesto contra as leis discriminatórias. Em 1955 ele estava envolvido na elaboração doFreedom Charter , um documento que apela à democracia social não racial na África do Sul.
O ativismo antiapartheid de Mandela fez dele um alvo frequente das autoridades. A partir de 1952, ele foi intermitentemente banido(severamente restringido em viagens, associação e discurso). Em dezembro de 1956, ele foi preso com mais de 100 outras pessoas acusadas de traição, que foram projetadas para perseguir os ativistas antiapartheid. Mandela foi a julgamento no mesmo ano e, finalmente, foi absolvido em 1961. Durante o processo judicial prolongado, ele se divorciou de sua primeira esposa e se casou com Nomzamo Winifred Madikizela ( Winnie Madikizela-Mandela ).

Atividade Subterrânea E O Julgamento De Rivonia

Após o massacre de sul-africanos negros desarmados pelas forças policiais em Sharpeville em 1960 e a subsequente proibição do ANC, Mandela abandonou sua posição não-violenta e começou a defender atos de sabotagem contra o regime sul-africano. Ele foi para o subterrâneo (período durante o qual ele ficou conhecido como o Pimpinela Negra por sua capacidade de fugir da captura) e foi um dos fundadores da Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação"), a ala militar do ANC. Em 1962 ele foi para a Argélia para treinamento em guerrilha e sabotagem, retornando à África do Sul no final daquele ano. Em 5 de agosto , logo após seu retorno, Mandela foi preso em um bloqueio na estrada em Natal ; ele foi posteriormente condenado a cinco anos de prisão.
Em outubro de 1963, Mandela e vários outros homens foram julgados por sabotagem, traição e conspiração violenta no infameJulgamento Rivonia, nomeado após um subúrbio elegante de Joanesburgo, onde a polícia de assalto tinha descoberto quantidades de armas e equipamentos na sede do Umkhonto we Sizwe. O discurso de Mandela no banco dos réus, no qual ele admitiu a verdade de algumas das acusações feitas contra ele, era uma defesa clássica da liberdade e do desafio à tirania . (Seu discurso recebeu atenção internacional e foi aclamado e foi publicado no final daquele ano como Estou preparado para morrer .) Em 12 de junho de 1964, ele foi condenado à prisão perpétua, escapando por pouco da pena de morte .
Mandela, Nelson
Mandela, NelsonNelson Mandela na prisão em Robben Island, na Cidade do Cabo.Imprensa Pictorial Ltd / Alamy

Encarceramento

De 1964 a 1982, Mandela foi encarcerado na Prisão da Ilha Robben , na Cidade do Cabo . Ele foi posteriormente mantido na Prisão Pollsmoor de segurança máxima até 1988, quando, após ser tratado por tuberculose , foi transferido para a prisão de Victor Verster, perto de Paarl . O governo sul-africano fez periodicamente ofertas condicionais de liberdade a Mandela, principalmente em 1976, com a condição de que ele reconhecesse o status recém-independente - e altamente controverso - do Bantustão Transkei e concordasse em residir lá. Uma oferta feita em 1985 exigia que ele renunciasse ao uso da violência. Mandela recusou ambas as ofertas, a segunda na premissa que apenas homens livres eram capazes de se envolver em tais negociações e, como prisioneiro, ele não era um homem livre.

Prisão da Ilha Robben
Prisão da Ilha RobbenUma réplica da célula da Ilha Robben na qual Nelson Mandela foi preso, no Museu Nelson Mandela, Qunu, província de Eastern Cape, África do Sul.Rodger Bosch / MediaClubSouthAfrica.com (www.mediaclubsouthafrica.com).
Ao longo de seu encarceramento, Mandela manteve amplo apoio entre a população negra da África do Sul, e seu encarceramento se tornou uma causa célebre entre a comunidade internacional que condenou o apartheid . Como a situação política da África do Sul se deteriorou depois de 1983, e particularmente depois de 1988, ele foi contratado pelos ministros do Pres. O governo de PW Botha em negociações exploratórias; ele se encontrou com o sucessor de Botha, de Klerk , em dezembro de 1989.
Em 11 de fevereiro de 1990, o governo sul-africano do presidente De Klerk libertou Mandela da prisão. Logo após sua libertação, Mandela foi escolhido vice-presidente do ANC ; ele se tornou presidente do partido em julho de 1991. Mandela liderou o ANC em negociações com de Klerk para acabar com o apartheid e trazer uma transição pacífica para a democracia não-racial na África do Sul.

Mandela, Nelson
Mandela, NelsonNelson Mandela, vice-presidente e posteriormente presidente do Congresso Nacional Africano - e presidente da África do Sul - dirigiu-se ao Comitê Especial Contra o Apartheid, convocado em sua homenagem na Assembléia Geral da ONU, em 22 de junho de 1990, em Nova York. .Pernaca Sudhakaran / UN Photo

Presidência E Aposentadoria

Em abril de 1994, o ANC liderado por Mandela venceu as primeiras eleições da África do Sul por sufrágio universal e, em 10 de maio, Mandela foi empossado como presidente do primeiro governo multiétnico do país. Ele estabeleceu em 1995 a Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC), que investigou as violações dos direitos humanos durante o apartheid, e introduziu iniciativas de habitação, educação e desenvolvimento econômico destinadas a melhorar o padrão de vida da população negra do país. Em 1996, ele supervisionou a promulgação de uma nova constituição democrática. Mandela renunciou ao cargo no ANC em dezembro de 1997, transferindo a liderança do partido para seu sucessor designado, Thabo Mbeki . Mandela e Madikizela-Mandela se divorciaram em 1996, e em 1998 Mandela se casou Graça Machel , a viúva de Samora Machel , o antigo presidente moçambicano e líder da Frelimo.  
Mandela, NelsonMandela, Nelson
Mandela, NelsonNelson Mandela.Coleção Mirrorpix / Everett
Mandela, NelsonNelson Mandela, 2003.© João Silva - AAI Fotostock / age fotostock

Mandela não buscou um segundo mandato como presidente sul-africano e foi sucedido por Mbeki em 1999. Depois de deixar o cargo, Mandela se aposentou da política ativa, mas manteve uma forte presença internacional como defensor da paz, reconciliação e justiçasocial , muitas vezes através do trabalho de a Fundação Nelson Mandela, criada em 1999. Ele foi um dos membros fundadores do The Elders , um grupo de líderes internacionais estabelecido em 2007 para a promoção da resolução de conflitos e resolução de problemas em todo o mundo. Em 2008, Mandela foi festejado com várias celebrações na África do Sul, Grã-Bretanha e outros países em homenagem ao seu aniversário de 90 anos.
Mandela Day, observado no aniversário de Mandela, foi criado para homenagear seu legado promovendo o serviço comunitário em todo o mundo. Foi observado pela primeira vez em 18 de julho de 2009 e foi patrocinado principalmente pela Fundação Nelson Mandela e pela iniciativa 46664 (a campanha global de prevenção e conscientização sobre HIV / AIDS da fundação ); mais tarde naquele ano as Nações Unidas declararam que o dia seria observado anualmente como o Dia Internacional de Nelson Mandela.
Os escritos e discursos de Mandela foram coletados em Estou Preparado para Morrer (1964, ed. Rev. 1986), No Easy Walk to Freedom (1965; ed. Atualizada. 2002), The Struggle Is My Life (1978; rev. Ed. 1990). e em suas próprias palavras (2003). A autobiografia Long Walk to Freedom , que narra sua vida e seus anos de prisão, foi publicada em 1994. Uma versão inacabada de seu segundo volume de memórias foi completada por Mandla Langa e publicada postumamente como Não se Atreva a Demorar: Os Anos Presidenciais (2017).
Informações adicionais (imagens) Nelson Mandela: Wikipedia, a enciclopédia livre. 

Para saber mais, e quais foram os autores e as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:

texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “As 100 Maiores Personalidades da História”. É possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, no Site: Enciclopédia Britânica. Texto: Os editores da Enciclopédia Britânica. O artigo foi revisado e atualizado mais recentemente por Letricia Dixon. Título: “Nelson Mandela”. O vídeo está disponível em  Canal YouTube: ONU Brasil. Título: "Nelson Mandela na ONU". Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. Acesso em:  18 de março de 2019. 

0 comentários: