Postagens Recentes

Martin Luther King, Jr.

Martin Luther King, Jr. "... Enciclopédia Britânica Escrito:  Clayborne Carson  e  David L. Lewis  -  Veja o histórico do arti...

Martin Luther King, Jr.

"...


Enciclopédia Britânica

Martin Luther King, Jr. , nome original Michael King, Jr. (nascido em 15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia , EUA - falecido em 4 de abril de 1968, Memphis , Tennessee), pastor batista e ativista social que liderou amovimento dos direitos civis nos Estados Unidos a partir de meados da década de 1950 até sua morte por assassinato em 1968. Sua liderança foi fundamental para o sucesso desse movimento em acabar com a legalsegregação deAfricano americanos no sul e outras partes dos Estados Unidos. King subiu para a proeminência nacional como chefe da Southern Christian Leadership Conference , que promoveutáticas não violentas , como a massiva Marcha sobre Washington (1963), para alcançar os direitos civis . Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Pazem 1964.

Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em agosto de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "marcha pelo emprego e pela liberdade".

 
A HBO Documentary Films e a Kunhardt Film Foundation apresentam o filme completo: "King in the Wilderness".
IMPORTANTE: Para ativar legendas em português para vídeos do YouTube, acessar ao vídeo, em seguida,  clicar no ícone "Engrenagem/Detalhes" (no canto inferior direito do vídeo). Depois, clicar em Legendas/CC. A seguir, clicar Inglês (gerada automaticamente). Logo após, clicar em Traduzir automaticamente. Por último, clicar em  Optar/Selecionar e escolher o idioma: Português.   

Enciclopédia Britânica: Primeiros Anos

King veio de uma confortável família de classe média imersa na tradição do ministério negro sulista: tanto seu pai como seu avô materno eram pregadores batistas. Seus pais tinham educação universitária e o pai de King sucedera seu sogro como pastor do prestigiosoEbenezer Igreja Batista em Atlanta . A família vivia na Auburn Avenue, também conhecida como “Sweet Auburn”, a movimentada “Wall Street negra”, que abriga alguns dos maiores e mais prósperos negócios negros e igrejas negras do país nos anos anteriores ao movimento pelos direitos civis. O jovem Martin recebeu uma sólida educação e cresceu em uma extensa família amorosa .
Essa educação segura, no entanto, não impediu King de experimentar os preconceitos comuns no sul . Ele nunca esqueceu o tempo em que, por volta dos seis anos, um de seus companheiros brancos anunciou que seus pais não permitiriam que ele tocasse com King, porque as crianças agora frequentavam escolas segregadas. Meu querido rei nestes primeiros anos foi sua avó materna, cuja morte em 1941 o deixou abalado e instável. Incomodado porque soube do ataque cardíaco fatal enquanto assistia a um desfile sem a permissão dos pais, o rei de 12 anos tentou o suicídio pulando de uma janela do segundo andar.
Em 1944, aos 15 anos, King ingressou no Morehouse College, em Atlanta, sob um programa especial de guerra destinado a aumentar as matrículas admitindo alunos promissores do ensino médio, como King. Antes de começar a faculdade, no entanto, King passou o verão em uma fazenda de tabaco em Connecticut; foi sua primeira estada prolongada longe de casa e sua primeira experiência substancial de relações raciais fora do Sul segregado. Ele ficou chocado com o quão pacificamente as raças se misturaram no Norte. "Negros e brancos vão para a mesma igreja", observou ele em carta aos pais. “Eu nunca [pensei] que uma pessoa da minha raça pudesse comer em qualquer lugar.” Essa experiência de verão no Norte só aprofundou o ódio crescente de King pela segregação racial .
Em Morehouse, King era a favor dos estudos em medicina e direito, mas estes foram eclipsados ​​em seu último ano por uma decisão de entrar no ministério, como seu pai havia insistido. O mentor de King em Morehouse era o presidente da faculdade ,Benjamin Mays , um ativista social do evangelho cuja rica oratória e idéias progressistas deixaram uma marca indelével no pai de King. Comprometido a combater a desigualdade racial, Mays acusou a comunidade afro-americana de complacência diante da opressão, e estimulou a igreja negra a agir social criticando sua ênfase no futuro em vez do aqui e agora; foi um chamado para servir que não foi perdido no rei adolescente. Ele se formou em Morehouse em 1948.
King passou os próximos três anos no Seminário Teológico Crozer em Chester , Pensilvânia, onde conheceuA filosofia da não-violência de Mohandas Gandhi , bem como o pensamento dos teólogos protestantes contemporâneos. Ele ganhou um grau de divindade em 1951. Famoso por suas habilidades oratórias, King foi eleito presidente do corpo discente de Crozer, composto quase exclusivamente de estudantes brancos. Como professor da Crozer, escreveu em uma carta de recomendação para King: “O fato de que com nosso corpo estudantil em grande parte do Sul em constituição, um homem de cor deve ser eleito e popular [em] tal posição não é uma recomendação má”. De Crozer, King foi para a Universidade de Boston , onde, na busca de uma base sólida para sua própria teologia e éticainclinações, ele estudou o relacionamento do homem com Deus e recebeu um doutorado (1955) para uma dissertação intitulada "Uma comparação das concepções de Deus no pensamento de Paul Tillich e Henry Nelson Wieman".
King, Martin Luther, Jr.


Principais ações:

Prêmios:

O Boicote Aos Ônibus De Montgomery

Enquanto em Boston , King conheceuCoretta Scott , um alabamiano nativo que estudava no Conservatório de Música da Nova Inglaterra . Eles se casaram em 1953 e tiveram quatro filhos. King tinha sido pastor da Igreja Batista Dexter Avenue em Montgomery , Alabama , pouco mais de um ano quando o pequeno grupo de defensores dos direitos civisdecidiu contestar a segregação racial no sistema público de ônibus da cidade após o incidente em 1 de dezembro de 1955. qualRosa Parks , uma afro-americana , recusou-se a entregar seu assento de ônibus a um passageiro branco e, como consequência, foi preso por violar a lei de segregação da cidade . Ativistas formaram oMontgomery Improvement Association paraboicote o sistema de trânsito e escolha King como seu líder. Ele tinha a vantagem de ser um homem jovem e bem treinado que era novo demais na cidade para ter feito inimigos; ele era geralmente respeitado, e pensava-se que suas conexões familiares e posição profissional lhe permitiriam encontrar outro pastorado caso o boicotefalhasse.
    King, Martin Luther, Jr .;  Montgomery, Alabama
King, Martin Luther, Jr .; Montgomery, AlabamaMartin Luther King, Jr. e outros líderes dos direitos civis de um boicote aos ônibus municipais em Montgomery, Alabama, em um ônibus integrado, em dezembro de 1956.© Bettmann / Corbis

Em seu primeiro discurso ao grupo como seu presidente , King declarou:

Não temos alternativa senão protestar. Por muitos anos nós mostramos uma incrível paciência. Às vezes, temos dado a nossos irmãos brancos a sensação de que gostamos da maneira como estávamos sendo tratados. Mas nós viemos aqui esta noite para sermos salvos daquela paciência que nos faz pacientes com qualquer coisa menos que liberdade e justiça .
Essas palavras introduziram ao país uma voz nova, uma retórica hábil , uma personalidade inspiradora e, com o tempo, uma nova doutrina dinâmica da luta civil. Embora a casa de King fosse dinamitada e a segurança de sua família ameaçada, ele continuou a liderar o boicote até que, um ano e algumas semanas depois, os ônibus da cidade foram desagregados.
Biografias Relacionadas:

Principais Aspéctos:

O Conferência De Liderança Cristã Do Sul

Reconhecendo a necessidade de um movimento de massas para capitalizar a ação bem-sucedida de Montgomery , King começou a organizar a Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC), que lhe deu uma base de operações em todo o Sul, além de uma plataforma nacional para falar. King deu palestras em todas as partes do país e discutiu questões relacionadas à raça com líderes religiosos e de direitos civis no país e no exterior. Em fevereiro de 1959, ele e seu partido foram calorosamente recebidos pelo primeiro-ministro indiano , Jawaharlal Nehru e outros.; Como resultado de uma breve discussão com os seguidores de Gandhi sobre os conceitos gandhianos de não-cumprimento pacífico (satyagraha), King se convenceu cada vez mais de que a resistência não-violenta era a arma mais poderosa disponível para os oprimidos em sua luta pela liberdade. King também procurou inspiração na África . "A luta pela libertação na África tem sido a maior influência internacional única sobre os estudantes negros americanos", escreveu ele. "Frequentemente os ouço dizer que, se os irmãos africanos conseguem romper os laços do colonialismo , certamente o negro americano pode quebrar Jim Crow ."
Em 1960, King e sua família se mudaram para sua cidade natal de Atlanta , onde ele se tornou co-pastor com seu pai da Igreja Batista Ebenezer. Neste post ele dedicou a maior parte de seu tempo ao SCLC e ao movimento dos direitos civis, declarando que o “momento psicológico chegou quando um esforço concentrado contra a injustiça pode trazer grandes ganhos tangíveis ”. Sua tese foi logo testada quando ele concordou em apoiar. as manifestações sit-in realizadas por estudantes universitários negros locais. No final de outubro, ele foi preso com 33 jovens protestando contra a segregação no balcão de almoço em uma loja de departamentos de Atlanta.. As acusações foram retiradas, mas King foi condenado a Reidsville State Prison Farm sob o pretexto de que ele havia violado sua liberdade condicional por causa de uma ofensa de trânsito menor cometida vários meses antes. O caso assumiu proporções nacionais, com preocupação generalizada sobre sua segurança, indignação com o desrespeito às formas jurídicas da Geórgia e o fracasso do Pres. Dwight D. Eisenhower para intervir. King foi libertado apenas por intercessão do candidato presidencial democrataJohn F. Kennedy - uma ação tão amplamente divulgada que se sentiu que contribuiu substancialmente para a esbelta vitória eleitoral de Kennedy oito dias depois.
Nos anos de 1960 a 1965, a influência de King atingiu seu apogeu. Belo, eloqüente e obstinado, King rapidamente chamou a atenção da mídia, particularmente dos produtores desse meio de mudança social -televisão . Ele entendeu o poder da televisão de nacionalizar e internacionalizar a luta pelos direitos civis, e suas táticas amplamente divulgadas de não violência (sit-ins, marchas de protesto) despertaram a lealdade devotada de muitos afro-americanos e brancos liberais em todas as partes do país. , bem como o apoio das administrações dos presidentes Kennedy e Lyndon B. Johnson . Mas também houve falhas notáveis, como em Albany , na Geórgia (1961-1962), quando King e seus colegas não conseguiram alcançar suas metas de dessegregação para parques públicos e outras instalações.
    Pres. Dos EUA  Lyndon B. Johnson falando com Martin Luther King, Jr., no Salão Oval da Casa Branca, Washington, DC, 1963.
Pres. Dos EUA Lyndon B. Johnson conversando com Martin Luther King, Jr., no Salão Oval da Casa Branca, Washington, DC, 1963.Yoichi Okamoto / Biblioteca Lyndon B. Johnson Photo.

O Carta Da Cadeia De Birmingham

Em Birmingham , Alabama, na primavera de 1963, a campanha de King para acabar com a segregação nos balcões de almoço e nas práticas de contratação chamou a atenção de todo o país quando a políciatransformou cães e mangueiras de incêndio nos manifestantes. King foi preso junto com um grande número de seus partidários, incluindo centenas de crianças em idade escolar. Seus partidários, no entanto, não incluíam todo o clero negro de Birmingham, e ele foi fortemente contestado por alguns membros do clero branco que emitiram uma declaração instando os afro-americanos a não apoiarem as manifestações. Da cadeia de Birmingham, King escreveu uma carta de grande eloqüência na qual ele expunha sua filosofia da não-violência:
Você pode perguntar: “Por que ação direta? Por que sentar-se, marchas e assim por diante? A negociação não é um caminho melhor? ”Você tem razão em pedir uma negociação. De fato, esse é o objetivo da ação direta. A ação direta não-violenta busca criar uma crise dessas e fomentar tal tensão que uma comunidade que se recusa a negociar constantemente é forçada a enfrentar o problema.
Perto do final da campanha de Birmingham, em um esforço para reunir as múltiplas forças para a mudança pacífica e dramatizar para o país e para o mundo a importância de resolver o problema racial dos EUA, King se juntou a outros líderes dos direitos civis na organização do histórico. Março em Washington . Em 28 de agosto de 1963, uma assembléia inter-racial de mais de 200.000 pessoas reuniu-se pacificamente à sombra do Memorial Lincoln para exigir justiça igual para todos os cidadãos sob a lei. Aqui a multidão foi elevada pela força emocional e qualidade profética do famoso discurso de "Eu tenho um sonho" de King , no qual ele enfatizou sua fé de que todos os homens, um dia, seriam irmãos. 
Martin Luther King, Jr., pronunciando seu discurso “Eu tenho um sonho” durante a Marcha em Washington, em 28 de agosto de 1963.Martin Luther King, Jr., na Marcha em Washington, 1963.
Martin Luther King, Jr., pronunciando seu discurso “Eu tenho um sonho” durante a Marcha em Washington, em 28 de agosto de 1963.AP / REX / Shutterstock.com Martin Luther King, Jr., na Marcha em Washington, 1963.AP.
A crescente onda de agitação dos direitos civis produziu, como King esperava, um forte efeito sobre a opinião nacional e resultou na passagem doAto dos Direitos Civis de 1964, autorizando o governo federal a impor a dessegregação de acomodações públicas e proibindo a discriminação em instalações públicas, bem como no emprego. Aquele ano agitado foi culminado pelo prêmio ao Rei do Prêmio Nobel da Paz em Oslo, em dezembro. "Eu aceito este prêmio hoje com uma fé permanente na América e uma fé audaciosa no futuro da humanidade", disse King em seu discurso de aceitação. "Recuso-me a aceitar a idéia de que o 'estado' da natureza presente do homem o torna moralmente incapaz de alcançar o eterno 'dever' que sempre o confronta". 
Pres.  Lyndon B. Johnson assina a Lei dos Direitos Civis de 1964 como Martin Luther King Jr. e outros observam, Washington, DC, 2 de julho de 1964.
 Martin Luther King, Jr., falando em uma conferência de imprensa, 1964.
Pres. Lyndon B. Johnson assina a Lei dos Direitos Civis de 1964 como Martin Luther King, Jr., e outros observam, Washington, DC, 2 de julho de 1964.Biblioteca e Museu Lyndon B. Johnson; fotografia, Cecil Stoughton Martin Luther King, Jr., em conferência de imprensa, 1964.Marion S. Trikosko, News & World Report, Biblioteca do Congresso, Washington, DC (reprodução nº. LC-DIG-ppmsc-01269)

Desafios Dos Anos Finais

Os primeiros sinais de oposição às táticas de King de dentro do movimento dos direitos civis surgiram durante as manifestações de março de 1965 emSelma , Alabama, que visava dramatizar a necessidade de uma lei federal de direitos de voto que daria apoio legal para a emancipação de afro-americanos no sul. King organizou uma marcha inicial de Selma para o prédio do Capitólio estadual em Montgomery,mas não o conduziu sozinho. Os manifestantes foram repelidos por tropas estaduais com cassetetes e gás lacrimogêneo . Ele estava determinado a liderar uma segunda marcha, apesar de uma liminarpor um tribunal federal e os esforços de Washington para persuadi-lo a cancelá-lo. Encabeçando uma procissão de 1.500 manifestantes, em preto e branco, ele partiu pela Ponte Pettus, em frente a Selma, até que o grupo chegou a uma barricada de soldados estaduais. Mas, em vez de ir em frente e forçar um confronto, ele levou seus seguidores a se ajoelharem em oração e, em seguida, inesperadamente voltou atrás. Essa decisão custou a King o apoio de muitos jovens radicais que já o criticavam por serem cautelosos demais. A suspeita de um “acordo” com autoridades federais e locais - vigorosamente, mas não totalmente convincentemente negadas - se apegou ao caso Selma. O país foi, no entanto, despertado, resultando na passagem doLei dos Direitos de Votode 1965. 
Martin Luther King jr.Selma MarchSelma March
Martin Luther King, Jr.Martin Luther King Jr., pronunciando seu discurso “How Long, Not Long” em Montgomery, Alabama, em 25 de março de 1965.AP Images Selma MarchBraço de braço, Martin Luther King, Jr., e sua esposa, Coretta Scott King (de terno claro), liderando a marcha dos direitos de voto de Selma a Montgomery, Alabama, em março de 1965.Maurice Sorrell - Coleção Ebony / AP Imagens Selma marçoSelma março.Encyclopædia Britannica, Inc./Kenny Chmielewski

Em toda a nação, a impaciência com a falta de um progresso substantivo maior encorajou o crescimento da militância negra. Especialmente nas favelas das grandes cidades do norte, a filosofia religiosa da não-violência de King era cada vez mais questionada. O tumulto no distrito de Watts , em Los Angeles, em agosto de 1965, demonstrou a profundidade da agitação entre os afro-americanos urbanos. Em um esforço para enfrentar o desafio do gueto, King e suas forças iniciaram uma campanha contra a discriminação racial emChicago no início do ano seguinte. O alvo principal era ser segregação em habitação. Depois de uma primavera e verão de comícios, marchas e manifestações, um acordo foi assinado entre a cidade e uma coalizão de afro-americanos, liberais e organizações trabalhistas, exigindo várias medidas para fazer cumprir as leis e regulamentos existentes com relação à moradia. Mas esse acordo teria pouco efeito; a impressão permaneceu que a campanha de King's Chicago foi anulada em parte por causa da oposição do poderoso prefeito da cidade,Richard J. Daley , e em parte por causa das inesperadas complexidades do racismo do norte.
Tanto em Illinois quanto no Mississippi, King agora estava sendo desafiado e até ridicularizado publicamente por jovens entusiastas do poder negro. Enquanto King defendia a paciência, a respeitabilidade da classe média e uma abordagem comedida à mudança social , os jovens radicais urbanos vestidos com jeans de língua afiada representavam confrontos e mudanças imediatas. Aos olhos deste último, o líder dos direitos civis, de terno e terno, era irresponsavelmente passivo e velho além de seus anos (King tinha mais de 30 anos) - mais um membro do outro lado do hiato de geração do que seu líder revolucionário.Malcolm Xchegou ao ponto de chamar as táticas de King de “criminosas”: “Com relação à não-violência, é criminoso ensinar um homem a não se defender quando ele é a vítima constante de ataques brutais”.
Martin Luther King, Jr. (centro) e Malcolm X (direita), 1964.
Martin Luther King, Jr. (centro) e Malcolm X (direita), 1964.Biblioteca do Congresso, Washington, DC (arquivo digital no. 3d01847u).
Em face das crescentes críticas , King ampliou sua abordagem para incluir outras preocupações além do racismo. Em 4 de abril de 1967, na Riverside Church, em Nova York, e novamente no dia 15, em uma gigantesca manifestação pela paz naquela cidade, ele se comprometeu irrevogavelmente a se opor ao envolvimento dos EUA naGuerra do Vietnã . Uma vez antes, no início de janeiro de 1966, ele havia condenado a guerra, mas a indignação oficial de Washington e a oposição vigorosa dentro da própria comunidade negra fizeram com que ele cedesse. Em seguida, ele procurou ampliar sua base formando uma coalizão de pobres de todas as raças que se dedicaria a problemas econômicos como pobreza e desemprego. Era uma versão do populismo - buscando matricular faxineiros, trabalhadores de hospitais, trabalhadores sazonais e os destituídos de Appalachia, junto com os militantes estudantis e intelectuais pacifistas . Seus esforços nesse sentido, no entanto, não geraram muito apoio em nenhum segmento da população.
Enquanto isso, a tensão e a mudança na dinâmica do movimento pelos direitos civis tinham afetado King, especialmente nos últimos meses de sua vida. “Estou francamente cansado de marchar. Estou cansado de ir para a cadeia ”, admitiu em 1968.“ Vivendo todos os dias sob a ameaça da morte, sinto-me desencorajado de vez em quando e sinto que meu trabalho é em vão, mas então o Espírito Santo revive minha alma novamente ”.
Os planos de King para uma marcha do povo pobre para Washington foram interrompidos na primavera de 1968 por uma viagem a Memphis , Tennessee., em apoio a uma greve dos trabalhadores de saneamento da cidade. Na opinião de muitos de seus seguidores e biógrafos, King parecia sentir que seu fim estava próximo. Como o rei profeticamente disse a uma multidão na Igreja do Templo de Mason em Memphis em 3 de abril, na noite anterior à sua morte, “eu vi a terra prometida. Eu não posso chegar lá com você. Mas quero que você saiba hoje à noite que nós, como povo, chegaremos à terra prometida. ”No dia seguinte, enquanto estava na varanda do segundo andar do Motel Lorraine, onde ele e seus associados estavam hospedados, King foi morto. pela bala de um atirador. O assassinato provocou tumultos e distúrbios em mais de 100 cidades em todo o país. Em 10 de março de 1969, o assassino acusado, um homem branco, James Earl Ray , se declarou culpado do assassinato e foi condenado a 99 anos de prisão .
    Edifício em Washington, DC, destruído durante os tumultos que se seguiram ao assassinato de Martin Luther King, Jr., abril de 1968.
Edifício em Washington, DC, destruído durante os distúrbios que se seguiram ao assassinato de Martin Luther King, Jr., em abril de 1968.Biblioteca do Congresso, Washington, DC (arquivo digital nº 03132u).

Mais tarde, Ray se retratou de sua confissão, alegando que advogados o haviam coagido a confessar e que ele foi vítima de uma conspiração . Em uma reviravolta surpreendente de eventos, os membros da família King acabaram recorrendo à defesa de Ray. O filho de King, Dexter, encontrou-se com o famoso assassino em março de 1997 e depois se juntou publicamente ao pedido de Ray de reabrir seu caso. Quando Ray morreu em 23 de abril de 1998, Coretta Scott King declarou: "A América nunca terá o benefício do julgamento de Ray, que teria produzido novas revelações sobre o assassinato ... além de estabelecer os fatos relativos à inocência de Ray." Embora o governo dos EUA tenha conduzido várias investigações sobre o assassinato de King e a cada vez concluiu que Ray era o único assassino, o assassinato continua sendo motivo de controvérsia. David L. Lewis

Significado Histórico E Legado

Nos anos após sua morte, King permaneceu como o líder afro-americano mais conhecido de sua época. Sua estatura como figura histórica importante foi confirmada pela campanha de sucesso para estabelecerferiado em sua homenagem nos Estados Unidos e pela construção de um memorial do King no Mall em Washington, DC , perto do Lincoln Memorial , o local de seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em 1963. Muitos estados e municípios promulgaram Férias de rei, autorizou estátuas públicas e pinturas dele, e nomeou ruas, escolas e outras entidades para ele. Esses esforços para homenagear King se concentraram mais em seu papel como defensor dos direitos civis doque em seus discursos polêmicos, durante seu último ano, condenando a intervenção americana no Vietnã e pedindo oCampanha dos pobres .
     Sócrates;  King, Martin Luther, Jr.
Sócrates; King, Martin Luther Jr.Yannis Simonides apresentando trechos de seu programa one-man, Socrates Now , baseado naApology of Plato, seguido por um professor de clássicos comparando Sócrates a Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.Cortesia da Universidade Northwestern.
A campanha do feriado do rei superou a forte oposição, com os críticos citando arquivos de vigilância do FBI sugerindo que King era um adúltero radical influenciado pelos comunistas. Embora a divulgação desses arquivos durante a década de 1970, sob o Ato de Liberdade de Informação, alimentou o debate público sobre o legado de King , os extensos arquivos que agora existem documentam a vida e o pensamento de King e informaram numerosos estudos sérios que oferecem perspectivas equilibradas e abrangentes . Dois dos principais livros com King - David J. Garrow's Bearing the Cross (1986) e Taylor Branch's Parting the Waters (1988) - ganharam prêmios Pulitzer. Livros e artigos subseqüentes reafirmaram o significado histórico de King ao retratá-lo como uma figura complexa: falho, falível e limitado em seu controle sobre os movimentos de massa com os quais ele estava associado, mas também um líder visionário que estava profundamente comprometido com a justiça social através da não-violência. significa.
Embora a ideia de um feriado nacional do rei não tenha recebido apoio significativo do Congresso até o final dos anos 1970, os esforços para comemorar a vida de King começaram quase imediatamente após seu assassinato. Em 1968, o deputado John Conyers, de Michigan,apresentou uma lei sobre o feriado de King. A ideia gradualmente começou a atrair apoio político, uma vez que o recém-formado comitê negro congressional incluiu o feriado em sua agenda de reformas. Coretta Scott King também desempenhou um papel central na construção de apoio popular para a campanha de feriado do rei enquanto servia como presidente fundador do Martin Luther King, Jr., com sede em Atlanta, Centro de Mudança Social Não Violenta (mais tarde renomeado King Center), que se tornou um dos principais arquivos dos documentos do rei.
Apesar da tendência geral conservadora na política americana na década de 1980, que poderia ser esperada para trabalhar contra o reconhecimento dos esforços de um ativista controverso, os defensores do feriado do rei ganharam apoio político, retratando-o como um símbolo do progresso do país nas relações raciais. O músico Stevie Wonder contribuiu para a campanha escrevendo e gravando “Happy Birthday”, uma homenagem popular ao rei. Em 1983, Coretta Scott King e Stevie Wonder participaram da Marcha do 20º aniversário em Washington , que atraiu uma multidão maior do que a marcha original. 
Depois que a Câmara e o Senado votaram esmagadoramente em favor do projeto de lei King, patrocinado pelo senador Ted Kennedy , Pres. Ronald Reagan deixou de lado suas dúvidas iniciais e assinou a legislação em 3 de novembro de 1983, estabelecendo o Dia de Martin Luther King, Jr. , a ser celebrado anualmente na terceira segunda-feira de janeiro. Coretta Scott King também conseguiu obter aprovação do Congresso para estabelecer uma King Federal Holiday Commission para planejar as celebrações anuais, a partir de 20 de janeiro de 1986, que encorajariam os americanos a refletir sobre os princípios de igualdade racial e mudança social não violenta defendidos pelo Dr. King. "
A celebração do feriado nacional do rei não acabou com a disputa sobre o legado de King, mas seu status de ícone americano tornou-se mais amplamente aceito ao longo do tempo. A revelação durante o início dos anos 90 que King havia plagiadoalguns de seus escritos acadêmicos e as ocasionais controvérsias envolvendo seus herdeiros pouco fizeram para minar o reconhecimento do impacto duradouro de King sobre o país. Mesmo antes do primeiro feriado nacional do Rei, membros da fraternidade de King, Alpha Phi Alpha, propuseram um memorial permanente em Washington, DC. No final do século 20, essa proposta havia garantido a aprovação governamental do local na Bacia das Marés, perto do local. Shopping. Em 2000, um concurso internacional de design terminou com a seleção de uma proposta do ROMA Design Group. Para construir e manter o memorial, a Fundação Nacional do Projeto Memorial Martin Luther King Jr. acabou levantando mais de US $ 100 milhões. Comemorações da vida do rei também foram realizadas em outros países,

Legado

Tal como acontece com as vidas de outras grandes figuras históricas, a vida de King tem sido interpretada de novas maneiras por sucessivas gerações de estudiosos, muitos dos quais chamaram a atenção para o papel crucial dos líderes negros locais nos movimentos de protesto afro-americanos dos anos 50 e 60. . Reconhecendo que ativistas de base como Rosa Parks , Fred Shuttlesworth e outros prepararam o caminho para a ascensão de King à proeminência nacional, biógrafos e historiadores questionaram a visão de que os movimentos de protesto negros do sul confiavam na orientação carismática de King . No entanto, estudos de King continuam a reconhecer seu papel distinto de liderança. Por exemplo, embora ele frequentemente minimizasse sua contribuição ao boicote aos ônibus de MontgomeryA liderança inspiradora de King e seus discursos ajudaram a transformar um protesto local sobre assentos de ônibus em um evento historicamente importante. Mais genericamente, estudos de King sugeriram que sua contribuição mais significativa para a moderna luta pela liberdade afro-americana era ligar as aspirações negras a ideais democráticos e cristãos transcendentes e amplamente compartilhados. Enquanto ajudava os líderes de base a mobilizar os afro-americanos para lutas de massa sustentadas, ele inspirou os participantes a acreditar que sua causa era justa e consistente com os valores igualitários americanos tradicionais. King também apelou às consciências de todos os americanos, construindo assim o apoio popular aos direitos civisreforma. Sua estratégia de enfatizar o protesto não-violento e a cooperação inter-racial permitiu que ele combatasse eficazmente o sistema sulista de segregação racial e discriminação legalizadas , mas também se mostrou inadequado durante seus últimos anos, ao tentar superar os problemas raciais e econômicos de âmbito nacional. Clayborne Carson.
Informações adicionais Martin Luther King jr: Wikipedia, a enciclopédia livre. 

Para saber mais, e quais foram os autores e as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:

texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “As 100 Maiores Personalidades da História”. É possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, no Site: Enciclopédia Britânica. Texto: Clayborne Carson e David L. Lewis. Título: “Martin Luther King jr.: Líder Religioso Americano e Ativista dos Direitos Civis”. O vídeo está disponível em  Canal YouTubeKunhardt Film Foundation. Título: A HBO Documentary Films e a Kunhardt Film Foundation apresentam o filme completo: "King in the Wilderness".. Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. Acesso em:  18 de março de 2019.





0 comentários: