Postagens Recentes

Mikhail Gorbachev - O homem que escreveu a história do mundo com sua política

Mikhail Gorbachev Mikhail Gorbachev escreveu a história do mundo com sua política: das eleições de 1985 até a queda do Muro de Berlim e ...

Mikhail Gorbachev

Mikhail Gorbachev escreveu a história do mundo com sua política: das eleições de 1985 até a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. 


"...

Enciclopédia Britânica
Escrito: Os Editores da Enciclopédia Britânica. Este artigo foi revisado e atualizado mais recentemente por Amy Tikkanen , Gerente de Correções.
Última Atualização: 26 de fevereiro de 2019 Veja o histórico do artigo

Mikhail Gorbachev, na íntegra Mikhail Sergeyevich Gorbachev , (nascido em 2 de março de 1931, Privolye, Stavropol kray , Rússia , URSS), funcionário soviético, o secretário geral doPartido Comunista da União Soviética (PCUS) de 1985 a 1991 e presidente da União Soviética em 1990-91. Seus esforços para democratizar o sistema político de seu país e descentralizar sua economia levaram à queda do comunismo e à dissolução da União Soviética em 1991. Em parte porque ele acabou com a dominação da Europa Oriental no pós-guerra, Gorbachev recebeu o Prêmio Nobel da Paz. em 1990.

    Gorbachev, Mikhail
Gorbachev, MikhailVisão geral de Mikhail Gorbachev, incluindo uma discussão de sua política de perestroika.Contunico © ZDF Enterprises GmbH, Mainz

O documentário (vídeo) "...analisa um dos capítulos mais emocionantes da história contemporânea, desde a eleição de Mikhail Gorbachev em 1985 até a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria quatro anos depois. Ele apresenta entrevistas exclusivas com o ex-líder soviético e principais políticos e estadistas ativos no cenário internacional da época. Mikhail Gorbachev foi eleito secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética em 1985. Suas políticas de "glasnost" - "abertura" - e "perestroika" - "reestruturação" - finalmente terminou no colapso do império de Moscou e mudou o curso da história mundial". 
  •  IMPORTANTE: Para ativar legendas em português para vídeos do YouTube, acessar ao vídeo, em seguida,  clicar no ícone "Engrenagem/Detalhes" (no canto inferior direito do vídeo). Depois, clicar em Legendas/CC. A seguir, clicar Inglês (gerada automaticamente). Logo após, clicar em Traduzir automaticamente. Por último, clicar em  Optar/Selecionar e escolher o idioma: Português

Enciclopédia Britânica - Vida Pregressa

Gorbachev era filho de camponeses russos no território de Stavropol ( kray ) no sudoeste da Rússia. Ele se juntou ao Komsomol (Young Liga Comunista) em 1946 e levou a combinar harvester em uma fazenda estatal em Stavropol para os próximos quatro anos. Ele provou ser um promissor membro do Komsomol e, em 1952, ingressou na faculdade de direito da Universidade Estadual de Moscou e tornou-se membro do Partido Comunista. Graduou-se em direito em 1955 e passou a ocupar vários cargos no Komsomol e em organizações partidárias regulares em Stavropol, tornando-se primeiro secretário do comitê regional do partido em 1970.

Secretário Geral Do PCUS: Perestroika À Queda Da União Soviética

Gorbachev foi nomeado membro do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética em 1971, e foi nomeado secretário de Agricultura do Partido em 1978. Tornou-se membro candidato do Politburo em 1979 e membro efetivo em 1980. Ele deveu muito do seu aumento constante na festa para o patrocínio deMikhail Suslov , o principal ideólogo do partido. Ao longo do mandato de 15 meses de Yury Andropov (1982-84) como secretário geral do Partido Comunista, Gorbachev tornou-se um dos membros mais ativos e visíveis do Politburo; e, depois que Andropov morreu e Konstantin Chernenko tornou-se secretário geral em fevereiro de 1984, Gorbachev tornou-se um provável sucessor deste último. Chernenko morreu em 10 de março de 1985, e no dia seguinte o Politburo elegeu Gorbachev secretário-geral do PCUS. Após a sua ascensão, ele ainda era o membro mais jovem do Politburo.
   Gorbachev, Mikhail
Gorbachev, MikhailSaiba mais sobre os esforços de Mikhail Gorbachev para reformar a União Soviética.Contunico © ZDF Enterprises GmbH, Mainz.
Gorbachev rapidamente começou a consolidar seu poder pessoal na liderança soviética. Sua principal meta interna era ressuscitar a estagnada economia soviética após seus anos de deriva e baixo crescimento durante o mandato de Leonid Brezhnev (1964-1982). Para este fim, ele pediu a rápida modernização tecnológica e aumento da produtividade dos trabalhadores, e ele tentou tornar a pesada burocracia soviética mais eficiente e receptiva.     
                      Mikhail Gorbachev discursando no 11º Congresso do Partido da Unidade Socialista da Alemanha em Berlim Oriental, em 1986.
  Mikhail Gorbachev (centro) em Berlim Oriental, 1986.
Mikhail Gorbachev discursando no 11º Congresso do Partido da Unidade Socialista da Alemanha em Berlim Oriental, 1986.Arquivo Federal Alemão (Bundesarchiv), Bild 183-1986-0418-043, fotografia: Peter Zimmermann Mikhail Gorbachev (centro) em Berlim Oriental, 1986.Arquivo federal alemão (Bundesarchiv), Bild 183-1986-0416-418, fotografia: Hartmut Reiche.
Quando essas mudanças superficiais falharam em produzir resultados tangíveis , Gorbachev, em 1987-88, deu início a reformas mais profundas do sistema econômico e político soviético. Sob sua nova política de glasnost (“abertura”), ocorreu um grande degelo cultural: as liberdades de expressão e de informação foram significativamente expandidas; a imprensa e a transmissão permitiram franqueza sem precedentes em suas reportagens e críticas; e o legado do regime totalitário stalinistado paísacabouporser completamente repudiado pelo governo. Sob a política de Gorbachev de perestroika (“reestruturação”), as primeiras tentativas modestas de democratizar o sistema político soviético foram empreendidas; concursos multicandidatos e a votação secreta foram introduzidos em algumas eleições para cargos partidários e governamentais. Sob a perestroika, alguns mecanismos limitados de livre mercado também começaram a ser introduzidos na economia soviética, mas mesmo essas modestas reformas econômicas enfrentaram séria resistência de burocratas do partido e do governoque não estavam dispostos a abandonar seu controle sobre a vida econômica da nação.
  Mikhail Gorbachev (esquerda), secretário geral do Partido Comunista da União Soviética, com Erich Honecker, primeiro secretário do Partido da Unidade Socialista da Alemanha Oriental, em 1986.
Mikhail Gorbachev (esquerda), secretário geral do Partido Comunista da União Soviética, com Erich Honecker, primeiro secretário do Partido da Unidade Socialista da Alemanha Oriental, em 1986.Arquivo Federal Alemão (Bundesarchiv), Bild 183-1986-0421-010, foto: Rainer Mittelstadt.
Nos assuntos externos, desde o início Gorbachev cultivou relações e comércio mais calorosos com as nações desenvolvidas do Ocidente e do Oriente. Em dezembro de 1987, ele assinou um acordo comPresidente dos EUA Ronald Reagan por seus dois países para destruir todos os estoques existentes de mísseis nucleares de alcance intermediário. Em 1988-89 ele supervisionou a retirada das tropas soviéticas de Afeganistão após a ocupação de nove anos daquele país.
        Gorbachev, Mikhail;  Reagan, Ronald
Gorbachev, Mikhail; Reagan, RonaldMikhail Gorbachev (à direita) reunião com Ronald Reagan na Casa Branca, Washington, DC, 1987.Cortesia Biblioteca Ronald Reagan.
Em outubro de 1988, Gorbachev conseguiu consolidar seu poder com sua eleição para a presidência do presidium do Soviete Supremo (a legislatura nacional). Mas, em parte porque suas reformas econômicas estavam sendo obstruídas pelo Partido Comunista, Gorbachev tentou reestruturar os poderes legislativo e executivo do governo, a fim de libertá-los das garras do PCUS. Assim, sob as mudanças feitas na constituição em dezembro de 1988, um novo parlamento bicameral chamado URSSFoi criado o Congresso dos Deputados do Povo , com alguns de seus membros eleitos diretamente pelo povo em eleições contestadas (isto é, multicandidadas). Em 1989, o recém-eleito Congresso dos Deputados do Povo elegeu de suas fileiras um novo Soviete Supremo da União Soviética que, em contraste com o antecessor desse nome, era um verdadeiro parlamento com poderes legislativos substanciais. Em maio de 1989, Gorbachev foi eleito presidente deste Soviete Supremo e, assim, manteve a presidência nacional.
       Ronald Reagan (esquerda) e Mikhail Gorbachev na Praça Vermelha, Moscou, 1988.
Ronald Reagan (esquerda) e Mikhail Gorbachev na Praça Vermelha, Moscou, 1988.Ira Schwartz / AP.
Gorbachev foi o iniciador mais importante de uma série de eventos no final de 1989 e 1990, que transformou o tecido político da Europa e marcou o início do fim do século XX. Guerra Fria . Durante todo o ano de 1989, ele aproveitara todas as oportunidades para expressar seu apoio aos comunistas reformistas nos países do bloco soviético da Europa Oriental e, quando os regimes comunistas naqueles países entraram em colapso como dominós no final daquele ano, Gorbachev concordou tacitamente em sua queda. Como democraticamente eleitos, os governos não comunistas chegaram ao poder na Alemanha Oriental,Polónia ,HungriaChecoslováquia no final de 1989-90, Gorbachev concordou com a retirada gradual das tropas soviéticas daqueles países. No verão de 1990, ele concordara com a reunificação do Oriente com o Ocidente Alemanha e até concordou com a perspectiva de que a nação reunificada se tornasse um membro do inimigo de longa data da União Soviética, a Organização do Tratado do Atlântico Norte . Em 1990, Gorbachev recebeu o Prêmio Nobel da Paz por suas notáveis ​​conquistas nas relações internacionais.
As novas liberdades decorrentes da democratização e descentralização de Gorbachev do sistema político de seu país levaram a distúrbios civis em várias das repúblicas constituintes (por exemplo, Azerbaijão, Geórgia e Uzbequistão) e a tentativas claras de alcançar a independência em outros (por exemplo, a Lituânia). Em resposta, Gorbachev usou a força militar para reprimir conflitos sangrentos interétnicos em várias repúblicas da Ásia Central em 1989-90, enquanto foram criados mecanismos constitucionais que poderiam prover a secessão legal de uma república da URSS.
Com o PCUS diminuindo no poder e perdendo o prestígio, diante do ímpeto crescente dos procedimentos políticos democráticos, Gorbachev, em 1990, acelerou ainda mais a transferência de poder do partido para instituições governamentais eleitas. Em março daquele ano, o Congresso dos Deputados do Povo o elegeu para o recém-criado cargo de presidente da URSS, com amplos poderes executivos. Ao mesmo tempo, o Congresso, sob sua liderança, aboliu o monopólio constitucional do poder político do Partido Comunista na União Soviética, abrindo caminho para a legalização de outros partidos políticos.  
      Mahan, Alfred Thayer  

LEIA MAIS SOBRE ESTE TÓPICO

Relações internacionais do século XX: Gorbachev e o novo pensamento soviético Membros jovens, educados e urbanos da elite comunista passaram gradualmente a reconhecer a necessidade de uma mudança radical se a União Soviética fosse…
Gorbachev foi visivelmente bem sucedido em desmantelar os aspectos totalitários do Estado soviético e em mover seu país ao longo do caminho em direção à verdadeira democracia representativa . Ele mostrou-se menos disposto a liberar a economia soviética das garras da direção estatal centralizada. Gorbachev evitou o uso totalitário do poder que tradicionalmente trabalhara para manter a economia soviética funcionando, mas ao mesmo tempo resistiu a qualquer mudança decisiva na propriedade privada e no uso de mecanismos de livre mercado. Gorbachev procurou um compromisso entre essas duas alternativas diametralmente opostas em vão, e assim a economia centralmente planejada continuou a desmoronar sem empresa privada para substituí-lo. Gorbachev continuou sendo o mestre indiscutível do Partido Comunista, mas suas tentativas de aumentar seus poderes presidenciais por meio de decretos e reformas administrativas mostraram-se infrutíferas, e a autoridade e a eficácia de seu governo começaram um sério declínio. Diante de uma economia em colapso, da crescente frustração da opinião pública e da contínua mudança de poder para as repúblicas constituintes, Gorbachev oscilou em direção, aliando-se aos conservadores do partido e aos órgãos de segurança no final de 1990.
Mas os linha-duras comunistas que substituíram os reformadores no governo provaram aliados não confiáveis, e Gorbachev e sua família foram detidos brevemente em prisão domiciliar de 19 a 21 de agosto de 1991, durante um período de curta duração.golpe pelos hard-liners. Após o golpe, o presidente da Rússia afundou diante da firme resistência Boris Yeltsin e outros reformadores que chegaram ao poder sob as reformas democráticas, Gorbachev retomou suas funções como presidente soviético, mas sua posição já estava irremediavelmente enfraquecida. Entrando em uma aliança inevitável com Yeltsin, Gorbachev deixou o Partido Comunista, desmantelou seu Comitê Central e apoiou medidas para despojar o partido de seu controle sobre a KGB e as forças armadas. Gorbachev também mudou rapidamente para transferir poderes políticos fundamentais para as repúblicas constituintes da União Soviética. Os acontecimentos o superaram, no entanto, e o governo russo sob a liderança de Yeltsin assumiu prontamente as funções do colapso do governo soviético, enquanto as várias repúblicas concordavam em formar uma nova comunidade sob a liderança de Yeltsin. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou à presidência da União Soviética, que deixou de existir no mesmo dia.
      (Da esquerda para a direita) Nancy e Ronald Reagan e Mikhail e Raisa Gorbachev na fazenda Reagans perto de Santa Barbara, Califórnia, 1992.
(Da esquerda para a direita) Nancy e Ronald Reagan e Mikhail e Raisa Gorbachev na fazenda Reagans perto de Santa Barbara, Califórnia, 1992.Bob Galbraith - AP / REX / Shutterstock.com.

Vida Mais Tarde

Em 1996, Gorbachev candidatou-se à presidência da Rússia, mas obteve menos de 1% dos votos. No entanto, ele permaneceu ativo na vida pública, como orador e como membro de vários think tanks mundiais e russos. Em 2006, ele se juntou ao bilionário russo e ex-legislador Aleksandr Lebedev para comprar quase metade do jornal independente.Novaya Gazeta , conhecida por sua disposição em desafiar as políticas do Kremlin. Em 30 de setembro de 2008, foi anunciado que Gorbachev e Lebedev estavam formando um novo partido político, embora isso nunca tenha se materializado. Embora Gorbachev fosse às vezes crítico do líder russo Vladimir Putin , ele apoiou a anexação do país (2014) da Criméia durante a crise na Ucrânia .
Informações adicionais Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev: Wikipedia, a enciclopédia livre. 

Para saber mais, e quais foram os autores e as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:

texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “As 100 Maiores Personalidades da História”. É possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, no Site: Enciclopédia Britânica. Título: “ Mikhail Gorbachev: PRESIDENTE DA UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS”. O vídeo está disponível em  Canal YouTube: DW Documentary. Título: "Documentary Gorbachev e a oportunidade de paz desperdiçada | Documentário DW (Russia documenrtary)". Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. Acesso em:  18 de março de 2019.


0 comentários: